quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Perguntas

1-  Quais são os risco de eliminar totalmente, cada grupo da pirâmide alimentar, de nossa dieta?

2- E quais são os ricos de come-los em excesso?

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dieta carboitrado & proteína

Hoje em dia, para ter uma vida saudável não é dificil. Muitas pessoas buscam saúde atráves de dietas e profissionais como nutricionistas e médicos.
      
         Primeiro vamos explicar o que seria dieta, pois muitas pessoas pensam que só é uma escolha de determinados alimentos, mas não é.


O que é uma Dieta?


       Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica, que pode ser saudável ou não.Na  maioria das vezes a palavra dieta é definida como uma forma de conter o peso e manter sua saúde em boa condição. Mas a dieta, nao é apenas ter uma boa alimentação mas também praticar exercícios físicos.


         Uma "dieta" restritiva e que não tenha em conta as necessidades do organismo poderá ter efeitos desastrosos, por isso a melhor escolha é ir à um médico e fazer uma avaliação para ver do que seu organismo precisa. O nosso organismo precisa de tudo um pouco, gordura, carboidrato, proteina etc... por isso que não devemos cortar tudo ou deixar de comer por conta própria.


Dieta carboidrato/proteína


 O propósito dessa dieta é emagrecer e manter o peso, porém comendo apenas proteínas, deve-se cortar o carboidrato do cardápio. Ao iniciar a dieta você sentirá fome, e sempre que isso acontecer, coma a vontade, mas nada que contenha carboidratos. Assim possível perder até 5 kg por semana.

Essa é uma dieta que muitas pessoas utilizam já que há a perda de peso de forma muito rápida. Porém, a falta de carboidratos na nossa dieta é de grande risco, uma vez que partes do nosso corpo só utilizam a glicose proveniente dos carboidratos. Fora isso, existe o efeito "sanfona", onde quando se perde peso de forma não adequada e não a base de uma educação nutricional, a chance de recuperar o peso perdido é muito grande. O ideal é sempre manter uma dieta balanceada, que contemple todos os grupos alimentares. Quanto mais colorido o seu prato, provavelmente mais completo ele vai estar.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Açúcares e doces

 O conteúdo excessivo de gordura e calorias dos doces e chocolates os tornam alimentos não apropriados para todos os momentos. Estes podem e devem ser consumidos, principalmente por esportistas que gastam muita energia, porém sempre com moderação.       Os açúcares são fontes de energia para o nosso organismo. Não devem ser uma das principais fontes de nutrientes de nossa dieta. Recomenda-se o consumo máximo de 1 a 2 porções por dia.



Óleos e gorduras

     Óleos e gorduras fazem parte de um grupo de alimentos que mais fornecem calorias, em torno de 9000 K cal / kg, enquanto que o grupo as proteínas e carboidratos fornecem 4000 K cal / kg e 5000 K cal / kg, ao organismo. Além de ser uma importante fonte calórica na dieta, podem exercer as seguintes funções: fornecer ácidos graxos essenciais, agente protetor e transportador de vitaminas (A, D, E e K), ação lubrificante. O conteúdo energético do azeite, tanto cru como cozido, equivale ao dos demais olhos vegetais. Recomenda-se de 1 a 3 porções de azeite por dia (1 porção = 1 colher de sopa = 10 ml). O azeite é um alimento muito energético. 




Carnes e ovos

     A carne é uma grande fonte de proteínas para o nosso organismo. Este nutriente é responsável pela construção e regeneração de nossas células. Ele faz com que cabelo, ossos e unhas cresçam e se desenvolvam. A carne também fornece vitaminas, ferro e zinco para o nosso organismo. Já os ovos as também são ricos em nutrientes como vitaminas A, D, E e do Complexo B, ferro, fósforo, zinco e selênio,ácidos graxos saturados e insaturados. Portanto, ele deve constar de uma dieta equilibrada. Tanto as carnes quanto os ovos fazem parte de uma dieta saudável. Você precisa apenas consumi-los sem exagero. Não os tire da sua alimentação. 
     Recomenda-se o consumo de 2 porções de carne ou equivalente por dia. Deve-se atentar para uma alimentação equilibrada e moderada no consumo de carnes. Os ovos podem ser considerados o alimento com maior valor protéico desse grupo. Recomenda-se o consumo de 2 a 3 unidades semanais.



Leite e produtos lácteos

     As proteínas do leite são de fácil digestão. Além disso, elas são de elevado valor biológico, contêm os aminoácidos essenciais em quantidade e proporção adequadas. Daí sua importância na alimentação, principalmente na fase de crescimento, pois é possível obter do leite boa parte das necessidades diárias de proteínas. Um adulto precisa de 2 a 3 porções de leite e ou laticínios por dia. Crianças e idosos também devem consumir de 2  a 3 porções e as mulheres gestantes e os adolescentes de 3 a 4 porções diárias. O leite e seus derivados constituem a principal fonte de cálcio de nossa alimentação.


Frutas

     As frutas são alimentos que não podem faltar na nossa alimentação, pela energia que elas fornecem serem ricas em água, açúcar e vitaminas (sobretudo vitamina C), e as fibras estão mais presentes nas cascas.
     Além da energia e vitamina, as frutas também nos fornecem bens medicinais, tem algumas frutas que para um determinado caso, acaba se saindo melhor do que um remédio. Recomenda-se o consumo de 2 a 3 porções diárias de frutas. Procure comer frutas regularmente para manter a saúde em ordem.




Hortaliças e verduras

     As verduras e hortaliças são ricas em água, vitaminas, sais minerais, fibras e energia. O ideal é ingerir 2 porções de verduras por dia, uma delas de preferência in natura. A disponibilidade e a produção de verduras e hortaliças são bastante abundantes, o que permite fugir da monotonia. 





Cereais, pães, tubérculos e raízes

     Pães, assim como massas, batatas, mandioca e cereais, são alimentos ricos em carboidratos, estes são a base da nossa alimentação e a primeira fonte de energia que o nosso corpo usa. Uma dieta pobre em carboidratos pode trazer efeitos indesejados, como fraqueza, mal-estar, desidratação, perda de massa magra, menor resistência a infecções, dentre outros problemas. É aconselhável o consumo diário de 3 a 6 porções de alimentos desse grupo. o numero de porções e seu volume dependem das características e necessidades individuais (idade, sexo, altura, constituição e atividade física). Esses alimentos (como na pirâmide) deveriam constituir a base de nossa alimentação a base de nossa alimentação. Para o bom funcionamento do organismo, 50% a 60% das calorias que nós ingerimos devem vir dos carboidratos.




O que é uma pirâmide alimentar?

     A pirâmide dos alimentos se tornou uma forma mundial de ensinar nutrição às diversas populações. Ela apresenta os alimentos na quantidade de porções necessárias para manter a saúde e traz a imagem da variedade e da proporção de alimentos que devem ser consumidos.
      Divide-se em 7 grupos, de acordo com as características dos alimentos que os formam e as quantidades que devem ser ingeridas durante o dia. Quanto maior for o espaço da pirâmide que o grupo ocupa, maior é a quantidade que devemos ingerir de determinados alimentos.
     1.Cereais, pães, tubérculos e raízes
     2.Hortaliças
     3.Frutas
     4. Leite e produtos lácteos
     5.Carnes e ovos
     6.Óleos e gorduras
     7.Açúcares e doces











livro: Larousse, da dieta e da nutrição